Widgetized Section

Go to Admin » Appearance » Widgets » and move Gabfire Widget: Social into that MastheadOverlay zone

“Felizes os puros de coração, porque verão a Deus”

Unica foto conhecida da menina Maria Goretti, tirada em 1902 [detalhe abaixo]

Única foto existente de Santa Maria Goretti, encontrada em 2011 no álbum de recordações dos Condes Mazzoleni que acolheram os Goretti em sua propriedade, nas proximidades de Roma.

Ontem postamos uma matéria sobre Santa Maria Goretti (1890-1902). Inocente menina de apenas 12 anos, que sofreu o martírio para defender sua pureza. Verdadeiro modelo para nossas crianças e adolescentes. Hoje transcrevo alguns pensamentos de grandes santos sobre a virtude da castidade — denominada também de “virtude angélica”, uma vez que aqueles que a praticam se assemelham aos anjos de Deus, donde a afirmação de São Mateus “Felizes os puros de coração, porque verão a Deus”.

No final deste post: um vídeo da cerimônia  de canonização de Santa Maria Goretti pelo Papa Pio XII, no dia 29 de junho de 1950). No trecho do velho filme (apenas 2 minutos) vemos uma religiosa que avança entre a multidão: é a irmã de Maria Goretti; o Papa, da sedia gestatoria, abençoa os presentes na imensa multidão (300 mil pessoas!); o Presidente da República Italiana assiste a cerimônia; dois irmãos da santa se acham presentes na tribuna da postulação; de uma janela do Vaticano, a mãe da jovem-mártir da pureza contempla a canonização.

 

“A CASTIDADE É O LÍRIO DAS VIRTUDES E TORNA OS HOMENS QUASE IGUAIS AOS ANJOS; NADA É BELO SENÃO PELA PUREZA, E A PUREZA DOS HOMENS CHAMA-SE CASTIDADE”.

(São Francisco de Sales)

 

“TODA VIRTUDE EM SUA ALMA É UM ORNAMENTO PRECIOSO QUE O TORNA QUERIDO DE DEUS E DOS HOMENS. MAS A SANTA PUREZA, A RAINHA DAS VIRTUDES, A VIRTUDE ANGÉLICA, É UMA JOIA TÃO PRECIOSA, QUE AQUELES QUE A POSSUEM SE TORNAM COMO OS ANJOS DO CÉU, MESMO QUE ENVOLTOS EM CARNE MORTAL”.

(São João Bosco)

 

“DEVEMOS PRATICAR A PUREZA E A MODÉSTIA, NÃO APENAS EM NOSSA APARÊNCIA, MAS EM TODO NOSSO COMPORTAMENTO, PARTICULARMENTE NO VESTIR, NO ANDAR, NA CONVERSA E EM NOSSAS AÇÕES PARA COM OS OUTROS”.

(Santo Afonso Maria de Ligório)

 

“UMA ALMA PURA É COMO UMA PÉROLA RARA. ENQUANTO ESTÁ ESCONDIDA NA CONCHA, NO FUNDO DO MAR, NINGUÉM PENSA NELA COM ADMIRAÇÃO. MAS SE FOR TRAZIDA À LUZ, ESSA PÉROLA BRILHA E ATRAI TODOS OS OLHARES. ASSIM A ALMA PURA, QUE ESTÁ ESCONDIDA DOS OLHOS DO MUNDO, VAI UM DIA BRILHAR DIANTE DOS ANJOS NA LUZ DA ETERNIDADE”.

(São João Maria Vianney, Cura d’Ars)

_________

http://blogdafamiliacatolica.blogspot.com/2018/07/felizes-os-puros-de-coracao-porque.html

1 comentário para “Felizes os puros de coração, porque verão a Deus”

  1. Costa Marques Responder

    9 de julho de 2018 à 12:55

    Difundir e pregar os ensinamentos morais, sobretudo a pureza, é o meio de regenerar o nosso Brasil. Estamos em ano de eleições, os alicerces morais são a materia prima para a familia e a sociedade.
    Oportuna compilação de ensinamentos dos Santos sobre a castidade.
    Ótima indicação para os sacerdotes, e sobretudo para a CNBB. CostaMarques

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *