2016 — Catastrófico panorama da Igreja e do mundo

Capa da Revista Catolicismo, Nº 793, Janeiro/2017
Capa da Revista Catolicismo, Nº 793, Janeiro/2017

RETROSPECTO DE 2016

E PERSPECTIVAS SOMBRIAS

A edição de janeiro da revista Catolicismo apresenta como matéria de capa um balanço sintético de importantes acontecimentos transcorridos em 2016, ano em que tanto o mundo quanto a Igreja Católica viveram em meio a psy-incêndios.

Uma das regiões onde o incêndio mais se agravou foi a Europa, cujos países se tornaram alvo de uma invasão muçulmana que ameaça os valores cristãos daquela civilização edificada sob o influxo benéfico da Igreja Católica. Sinistros acontecimentos que vêm ocorrendo em proeminentes nações parecem confirmar a suposição de que se deseja fazer desaparecer os últimos vestígios de Cristianismo vigentes no Velho Continente.

Entretanto, em sentido contrário, fatos ocorridos lá e em outros continentes parecem indicar uma reação da opinião pública à tendência revolucionária de implantar uma situação extrema de caos.

Nessa linha de pensamento, pode-se conjecturar que o “Brexit” foi uma reação sadia do povo britânico contra as injunções centralizadoras e antinaturais dos mentores da União Europeia. E já se fala de movimentos análogos em outras nações.

A vitória de Trump no recente pleito presidencial nos EUA desmentiu a quase totalidade das previsões de institutos de pesquisa e de analistas políticos. Esse triunfo revelou um sintoma de mal-estar e desconfiança de um eleitorado profundo, que estava insatisfeito e marginalizado.

Outro sintoma que merece menção foi a vitória do “NÃO” no referendo sobre o “Acordo de Paz” com os narcoguerrilheiros das FARC na Colômbia, apesar da forte pressão midiática internacional a favor do “SIM”.

No plano espiritual, o ano foi marcado pelo “Jubileu da Misericórdia”, bem como por atitudes do Papa Francisco que causaram perplexidade e confusão entre os fiéis. Um exemplo de confusão foi sua viagem a Lund, na Suécia, para assistir à comemoração do 500º aniversário da revolta do heresiarca Lutero. E também seu discurso no encerramento do “III Encontro Mundial dos Movimentos Populares”, que reuniu em Roma duas centenas de agitadores esquerdistas de 60 países.

Ademais, merecem menção a lista que 45 teólogos e filósofos católicos enviaram ao Pontífice sobre algumas teses não claras contidas na sua Exortação Apostólica Amoris laetitia, bem como o bem fundamentado apelo que quatro cardeais lhe remeteram no mesmo sentido.

Os terremotos ocorridos no final do ano no centro da Itália, causando mais de 300 mortos e arrasando santuários históricos, chegaram a ser considerados como castigos divinos.

A matéria conclui com a reprodução de criteriosa ponderação do Prof. Plinio Corrêa de Oliveira em nossa edição de maio de 1957. Após lembrar as predições de Nossa Senhora sobre os castigos divinos que serão infligidos à humanidade pecadora, caso esta não se converta e faça penitência, o insigne líder católico recomenda: “Trabalhemos e caminhemos serenamente para o futuro. Aconteça o que acontecer, seremos aqueles sobre os quais pousará a mão protetora da Rainha do Céu.”

Aproveito a ocasião para renovar meus sinceros votos de que a Providência divina cumule com graças especiais nossos diletos leitores e suas famílias neste Ano Novo.

___________________

Para fazer uma assinatura da Revista Catolicismo,
peça informações enviando um e-mail: 
catolicismo@terra.com.br

2 comentários para "2016 — Catastrófico panorama da Igreja e do mundo"

  1. MARIO HECKSHER   31 de dezembro de 2016 at 13:49

    Ótimo artigo que nos recorda fatos importantes de 2016. Peço à Virgem Santa que continue a nos proteger em 2017.FELICIDADE A TODOS!

  2. Ely   2 de janeiro de 2017 at 8:37

    Entendo sim que o Santo Papa embora não tenha comportado como tal diante da Palavra de Deus e de Jesus e para isso vamos rezar, suplicar ao bondoso Pai que é Misericórdia que faça com que o Papa volte a pregar o Evangelho tal como está e foi revelado pelo Espírito Santo. Quanto a ida dele para pretigiar Lutero eu entendo que embora este tenha sido um filho desobediente continuou a ser filho segundo a Ordem de Melquisedeque. Assim como numa família tem filhos obedientes e desobedientes os pais os amam mesmo assim e isso não poderia ser diferente em razão do que está escrito em Hebreus 5 ( 1-7) de que uma vez ordenado o será para sempre segundo a Ordem de Melquisedeque. No que diz respeito as catástrofes entendo que poderia ser um aviso de Deus para o Papa Francisco que deve se ater às coisas de Deus- BÍBLIA e deixar que as coisas terras-LEIS CIVIS à exemplo da Lei de Moisés deixe para quem tem direito de elaborar leis- Poder Legislativo porque deve-se dar a Deus o que é de Deus e a César o que é dos homens. Rezemos e convido a todos os fiéis católicos a colocarem o nome do Papa Francisco na Caixinha de Orações; fazer penitências para que volte a pensar como Deus e Jesus pensam.