Widgetized Section

Go to Admin » Appearance » Widgets » and move Gabfire Widget: Social into that MastheadOverlay zone

A DESLUMBRANTE FLORADA DAS CEREJEIRAS

Paulo Roberto Campos

Parque do Carmo

Ontem estive no Parque do Carmo (na região Leste da capital paulista) para contemplar a magnífica florada das cerejeiras deste ano. Assim como o Ypê pode ser considerado símbolo do Brasil, a Cerejeira é um símbolo do Japão. Sua flor é também símbolo da pureza e do samurai, pois este tem uma vida tão efêmera quanto a flor que cai da árvore.

Parque do CarmoEste ano correspondeu ao “36º Festival das Cerejeiras”, tradicional evento organizado pela Federação de Sakura. Milhares de admiradores visitam o “Bosque das Cerejeiras” na época da florada, cujo auge dura apenas três ou quatro dias e ocorre uma só vez por ano. Esse bosque é considerado o maior do mundo (com 4.000 pés de várias espécies de cerejeiras “sakura”), superando inclusive o fascinante Jardim das Cerejeiras de Tóquio.

Parque do CarmoMuitos japoneses, nos dias da florada das árvores, vão ao Parque para um costume que chamam de “Hanami”, o qual consiste em sentarem-se sob as cerejeiras e as ficarem contemplando por um longo tempo. E a graça maior é quando uma flor cai sobre suas cabeças. Nesses mesmos dias montam-se muitas barracas com comidas típicas do Japão, sendo também apresentados trajes (Kimonos) e músicas tradicionais do “Império do Sol Nascente”.

Para aqueles que não tiveram a dita de nesses dias visitar o Parque do Carmo (antiga fazenda de Oscar Americano de Caldas Filho), aqui seguem algumas das fotos que tirei do evento neste domingo pela manhã.

Marque na sua agenda do próximo ano, nos primeiros dias de agosto, para apreciar esta maravilha que Deus concedeu a São Paulo, apesar de toda a feiura de nossa capital — uma pujante capital que acolheu de braços abertos os laboriosos imigrantes japoneses, e estes, em gratidão, pintaram um Parque da metrópole com as graciosas cores das cerejeiras.

Parque do CarmoPRC_Cerejeiras Carmo 72Parque do CarmoPRC_Cerejeiras Carmo 66PRC_Cerejeiras Carmo 54PRC_Cerejeiras Carmo 79PRC_Cerejeiras Carmo 84PRC_Cerejeiras Carmo 89PRC_Cerejeiras Carmo 77PRC_Cerejeiras Carmo 52Parque do Carmo

2 comentários para A DESLUMBRANTE FLORADA DAS CEREJEIRAS

  1. claudio Responder

    6 de agosto de 2014 à 5:14

    Lindo !

  2. ZLCracco Responder

    7 de agosto de 2014 à 1:15

    Algo maravilhoso para descançar nossas almas da feiura material e espiritual de nossos dias. Ah, se todas as crianças fossem tão gentis e inocentes como as destas fotos!… Parabéns pelo artigo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *