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Eu NÃO sou Charlie. Então, o que sou?

Alejandro Ezcurra Naón

ATENTADOS TERRORISTAS NA FRANÇA

Agencia Boa ImprensaO horrendo massacre perpetrado no dia 7 de janeiro por extremistas islâmicos [foto ao lado] contra funcionários do semanário satírico “Charlie Hebdo”, somado a dois outros atentados terroristas, causou enorme comoção e justificado repúdio mundial, a ponto de ser chamado de “11 de setembro francês”.

Rapidamente, com a agilidade e a concisão próprias do espírito francês, o jornalista Joachim Rancin sintetizou esse rechaço com três palavras: “Je suis Charlie” (Eu sou Charlie). E os franceses foram convocados a se identificarem com essa frase, exibindo-a durante as manifestações programadas em todo o país nos dias 10 e 11 de janeiro, para expressar assim seu repúdio ao crime e sua solidariedade com as vítimas.

No entanto, a frase é restritiva, porque se refere apenas a um aspecto do sucedido, além de induzir a um equívoco que oculta uma arapuca ideológica.

De fato a tragédia não se cingiu a um atentado contra “Charlie Hebdo”; foi uma sequência de três atos terroristas consecutivos, nos quais, além de dez membros do staff da revista, faleceram três policiais e quatro civis, clientes de um local de comida judaica. Portanto, a frase Eu sou Charlie tem algo de excludente — hoje se diria “discriminatório” — em relação às outras vítimas.

Ademais, há nela um equívoco, porque sugere que o repúdio a esses condenáveis atentados e a compaixão pelas suas 17 vítimas implica forçosamente identificar-se com “Charlie Hebdo”, e portanto com a linha editorial da revista. O que para um católico é simplesmente inaceitável.

Por quê? Porque em um de seus traços essenciais, “Charlie Hebdo” é afim ao extremismo islâmico.

Explicamo-nos. Os jihadistas praticam uma forma de barbárie cruenta, assassina, selvagem, para impor um estado de coisas conforme ao seu fanatismo religioso. “Charlie Hebdo” também pratica uma forma de barbárie, incruenta, mas que não deixa de ser igualmente bárbara e fanática. Consiste em pisotear todas as regras de convivência civilizada, para entregar-se a ofender, agredir, ultrajar de modo desenfreado e gratuito.

Sob o pretexto de ser uma revista satírica, seus redatores se escudam na “liberdade de expressão” para se entregarem a esse puro exercício de barbárie intelectual de inspiração ateia. É um aspecto da neobarbárie revolucionária e uma forma de estabelecer o que o Papa Bento XVI denominou “ditadura do relativismo”.

É impossível reproduzir aqui as caricaturas com as quais “Charlie Hebdo” insulta com grosseiras blasfêmias — que parecem vomitadas pelo inferno — a Igreja Católica, suas crenças e autoridades. Mas qualquer leitor que as tenha visto pode dar fé do que dizemos.

De passagem, recordemos que o pecado deliberado de blasfêmia é sempre grave, por consistir em injúria direta a Deus, aos santos e às coisas sagradas, como também por sua malícia intrínseca, ou seja, pela carga de ódio a Deus que contém.

O trato civilizado, não só no Ocidente, mas em toda civilização digna desse nome — de que o Japão, a Pérsia, a China, entre outros, deram esplêndidos exemplos —, sempre se baseou em um senso claro da dignidade humana e do respeito devido aos nossos semelhantes. Um respeito matizado, que se deve a todos, mas em medida proporcionada à dignidade de cada um.

Na civilização cristã, esse senso de dignidade e respeito alcançou um auge, gerando formas excelentes de cortesia baseadas em duas virtudes: da justiça, que manda dar a cada um o que lhe corresponde, e da caridade, que pede dar mais aos mais necessitados.

Da prática dessas virtudes floresceram formas de excelência no trato social, as quais constituíram como que o selo distintivo da cristandade europeia, cuja recordação fez Talleyrand exclamar, depois das convulsões da Revolução Francesa: “Quem não conheceu o Antigo Regime não sabe o que é a doçura de viver”

Com efeito, dessa França que foi o “Reino Cristianíssimo” e o paradigma da delicadeza de trato e da mais refinada cortesia, surge agora essa criatura intelectual neobárbara, satírica, ateia e anarquista chamada “Charlie”, para se dedicar a demolir tudo o que é sagrado, respeitável, nobre, sério. Poderíamos exclamar com o profeta das Lamentações: “Quomodo obscuratum est aurum” – Como se obscureceu o ouro! (Jeremias, IV, 1).

yihadistas

Por isso, ao mesmo tempo que nos unimos às orações pelas almas dos membros da equipe de “Charlie Hebdo” e das demais vítimas da barbárie assassina islâmica, invocando para eles a piedade de Deus, repudiamos também a barbárie cultural revolucionária ostentada por aquele pasquim, e em consequência declaramos categoricamente: “Eu não sou Charlie”.

E então, o que somos? Simplesmente católicos que, diante do avanço da neobarbárie contemporânea sob suas múltiplas formas, afirmamos que esta só tem uma resposta: lutar para restaurar a verdadeira civilização, que é a civilização cristã.

6 comentários para Eu NÃO sou Charlie. Então, o que sou?

  1. Maria Olivia Fumis Responder

    15 de janeiro de 2015 à 10:41

    Excelente!
    Eu também NÃO SOU CHARLIE. Sou CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA!

  2. Nilo Fujimoto Responder

    15 de janeiro de 2015 à 14:02

    É um engodo o que está no slogan “Je suis Charlie” ou “gato por lebre” tudo menos a verdadeira e justa liberdade de expressão. Não podemos aceitar as ofensas produzidas pelo Hebdo, façamos as necessárias distinções como aponta o digno autor da matéria por isso digo: Je ne suis pas Charlie, je suis catholique.

  3. Marel Paredes Responder

    15 de janeiro de 2015 à 18:23

    Sou Espírita e concordo com o texto do Sr. Alejandro, pois a “Liberdade de Expressão” invocada pelo periódico não pode e nem deve ser utilizada para satirizar o que é valioso para as pessoas, mesmo que elas sejam diferentes de nós. Se estes jornalistas satirizassem negros ou gays seriam fortemente criticados pela sociedade, seriam chamados de preconceituosos, e sofreriam ataques da própria imprensa do humor, então por quê podem satirizar uma ou outra religião? Qual a diferença? O ataque dos extremistas deve ser completamente repudiado, mas não respeitar a crença de qualquer povo do planeta é sim o maior dos terrorismos. Sou Cristão, e como seguidor de Cristo aprendi a amar ao próximo e a respeitá-lo, de forma que defendo o direito dos seguidores de Buda, Alá, Maomé, etc.

  4. Paulo Barreto Responder

    15 de janeiro de 2015 à 19:42

    Seu texto é bastante equilibrado, como convém às questões melindrosas como a que analisa.
    É fato que a civilização ocidental enfrenta no seu interior uma nova batalha. Uma batalha que, apesar das tentativas de comparação, não encontra paralelo em sua história. Afinal, no usufruto uma liberdade individual e social arduamente conquistada, no aproveitamento de princípios e instituições construídas não sem suor ou sangue, alguns filhos dessas mesmas nações cristãs abusam dessa abençoada liberdade como se inimigos fossem de sua própria civilização. Creio que necessitem mais de orientação que de admoestação.
    Então, é aqui que a ação da Religião deve se apresentar como condizente com o espírito contemporâneo: usar essa mesma liberdade para defender o sagrado esclarecendo os indivíduos, sem que, no entanto, jamais deixar qualquer impressão de esteja apoiando qualquer retrocesso de natureza política.

  5. Luiz Roberto de Barros Santos Responder

    15 de janeiro de 2015 à 21:51

    Um erro não justifica outro. É errado vingar-se pois violência gera mais violência.

  6. Sergio Casaes Responder

    15 de janeiro de 2015 à 22:38

    Respeito também é dignidade e caráter, liberdade de expressão nada tem ver com agressão e muito menos com insinuações discriminatórias.
    O acontecido foi lamentável, mas levando em consideração que cada povo têm uma formação e adoração porque não respeitá-los.
    Concordo com a sábia colocação do Paulo Barreto: filhos dessas mesmas nações cristãs abusam dessa abençoada liberdade como se inimigos fossem de sua própria civilização.

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