Widgetized Section

Go to Admin » Appearance » Widgets » and move Gabfire Widget: Social into that MastheadOverlay zone

Exército alemão na época do Kaiser

Exército alemãoAlegria da ação, da luta, do combate e da aventura

 Plinio Corrêa de Oliveira*

Nesta ilustração, observamos uma das famosas manobras militares do Kaiser em Tempelhoff, extraídas do livro L’Allemagne moderne — obra que fez os encantos da minha adolescência.

Quem organizou essa tropa teve em vista causar a impressão de um avanço enorme, numa frente colossal e irresistível. A fila de soldados é imensa, ocupando todo o campo visual da fotografia.

Notam-se alguns oficiais bem graduados e as tropas que avançam. Os oficiais estão a cavalo, e os soldados a pé.

Todos os militares marcham sincronicamente, de modo disciplinado, com decisão de avançar. Notamos também decisão, saúde, bem-estar, alegria diante da perspectiva de atacar; alegria de correr o risco, de destruir o que deve ser destruído e promover a glória do próprio país. Tem-se a impressão de que eles passam por uma espécie de glorificação, de alegria.

Temos aí um exemplo de força da juventude, da boa nutrição, da alegria da ação. Mas da forma mais pontuda de alegria da ação, que é a alegria da luta. Alegria do combate e da aventura.

____________

(*) Excertos da conferência proferida pelo Prof. Plinio Corrêa de Oliveira em 12 de junho de 1981. Sem revisão do autor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *