Widgetized Section

Go to Admin » Appearance » Widgets » and move Gabfire Widget: Social into that MastheadOverlay zone

Historiador De Mattei sobre o Sínodo: A Igreja se encontra num estado alarmante

Mathias von Gersdorff

Roberto de MatteiRoma, 11 de outubro de 2015 – Os debates antes e durante o corrente Sínodo Ordinário dos Bispos mostram o estado alarmante em que a Igreja Católica se encontra.  Esse é o juízo de Roberto de Mattei [foto] expresso no seminário “Matrimônio e família. Entre o dogma e a práxis da Igreja”, organizado pela Fondazione Lepanto e pela Associazione Famiglia Domani.

 

De Mattei é professor de História Contemporânea na Universidade Europeia de Roma e autor de numerosos livros sobre a história da Igreja.

O orador lamentou que até mesmo altos Prelados estão colocando em dúvida pontos essenciais da moral matrimonial e sexual da Igreja.  E que verdades definidas há muito tempo, como a indissolubilidade do matrimônio, estão sendo agora postas em discussão.

O historiador romano criticou o cardeal alemão Walter Kasper, cujo “Discurso ao Consistório” abriu um debate polêmico que desenvolve entrementes uma dinâmica destrutiva.

Eis as principais teses do cardeal Kasper: 1. Vivemos num mundo secularizado. 2. A Igreja deve levar em consideração que muitos homens não orientam suas vidas de acordo com a doutrina da Igreja sobre o casamento. 3. A Igreja deveria se adaptar a essa nova situação.

Com isso não se trata somente da doutrina da Igreja a respeito de matrimônio e da sexualidade, mas também da relação entre a Igreja e o mundo, entre o ensinamento eclesiástico e a práxis quotidiana.

O prosseguimento desse debate ameaça a Igreja também depois do Sínodo, pois é muito forte o interesse de alguns círculos eclesiásticos em eliminar a doutrina católica sobre o matrimônio e a sexualidade.

O historiador De Mattei abordou dois acontecimentos que apontam paralelamente para a atual situação da Igreja: a aceitação do divórcio pela Igreja Ortodoxa e o cisma anglicano provocado pelo rei Henrique VIII.

Em ambas as situações as respectivas confissões (ortodoxa e anglicana) acabaram por se adaptar a uma situação que anteriormente fazia parte do mainstream, da tendência geral do mundo secular.

A Igreja Católica, segundo De Mattei, não pode de modo algum sacrificar sua doutrina ao espírito do tempo: não é a Igreja que deve mudar em função do mundo, mas é o mundo que deve procurar seguir as normas da Igreja. Não é a verdade que deve modificar-se, é a vida dos homens que deve adequar-se à verdade anunciada pela Igreja.

_______

Tradução do original alemão por Renato Vasconcelos

3 comentários para Historiador De Mattei sobre o Sínodo: A Igreja se encontra num estado alarmante

  1. Mario Hecksher Responder

    13 de outubro de 2015 à 12:11

    Realmente estamos vivendo tempos negros. Só nos resta rezar e pedir à Virgem Santa, Mãe de Jesus Cristo, que proteja a Igreja Católica Apostólica Romana e a nós, os fieis.

  2. Ely Responder

    13 de outubro de 2015 à 13:51

    o sÍNODO NÃO PODE IR CONTRA O QUE ESTA DESCRITO EM mARCOS 10 (1-10).Os Cardeais que não se enquadram no Evangelho devem abster-se de votar qualquer matéria sobre a constituição da Família, em razão de que não são obedientes às Palavras de Deus e também não podem contrariar o dever que vem instituídos na Bíblia. Estes devem ser excomungados, pois ao ter idéia de adotar medidas não aceitas devem ser excluídos do Clero sem direito de exercer o ” munus”. A Igreja Ortodoxa não é a verdadeira porque dentro dela pode muitas coisas contrárias ao Evangelho. Outro, o Apóstolo Pedro foi da Igreja Católica e o cisma ocorreu posterior a essa divisão. A Igreja Luterana para satisfazer os seus fiéis excluiu grande número de Livros embora na Alemanha aceitaram os 07 Livros.SÃO OS HOMENS QUE DEVEM ADEQUAR AS PALAVRAS DE DEUS E NÃO O DEUS DE TUDO E DE TODOS DEVEM ACEITAR AS NORMAS DECIDIDAS E CONTRÁRIAS AO ESTABELECIDO NA PALAVRA DE DEUS EXCLUSIVA DO HOMEM TERRENO.AQUELES CARDEAIS QUE VOTAREM NA ASSEMBLÉIA A FAVOR DA DIVERSIDADE DE GÊNERO E DE MUDANÇAS NO QUE DIZ A ACEITAÇÃO DE QUE OS RECASADOS PODEM RECEBER A COMUNHÃO ATINGUE DIRETAMENTE O CORAÇÃO DE DEUS E DE JESUS.UMA SUGESTÃO: QUE OS CARDEIAIS QUE AFRONTAM A BÍBLIA RENUNCIEM AO CLERO E VÁ INTEGRAR UMAS DAS IGREJAS QUE FAÇA PARTE DO CENIC E TUDO BEM.

  3. NEREU AUGUSTO TADEU DE GANTER PEPLOW Responder

    13 de outubro de 2015 à 15:14

    Considero um absurdo kafkiano alguém – da igreja Católica – querer enfiar na cabeça da humanidade, em outras palavras, que é o mundo secular quem deve ditar as regars à Igreja. Resumindo: para mim, essa pessoa é um emissário de satanás, instilando uma inversão de valores só vista no tempo em que lúcifer quis ser como Deus….

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *