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O “giro luterano” do Papa Francisco

Roberto de Mattei (*)

500 anosEm 31 de outubro de 2016 o Papa Bergoglio inaugurava o ano de Lutero, reunindo-se com representantes do luteranismo mundial na catedral sueca de Lund [foto acima]. A partir de então, reuniões e celebrações “ecumênicas” se sucederam ad abundantiam no interior da Igreja.

A um ano exato daquela data, o “giro luterano” foi chancelado por um ato simbólico, de cuja gravidade poucos se deram conta: a emissão, pelos Correios do Vaticano, de um selo comemorativo do nascimento do protestantismo em 31 de outubro de 1517, com a afixação das 95 teses de Lutero na porta da capela do castelo de Wittenberg.

500 anos“V Centenário da Reforma Protestante”, lê-se no topo do selo [foto], apresentado em 31 de outubro deste ano pelo Departamento Filatélico do Vaticano. Segundo o comunicado oficial, o selo retrata “em primeiro plano, Jesus crucificado, tendo ao fundo um céu dourado sobre a cidade de Wittenberg, onde em 31 de outubro de 1517 foram fixadas pelo frei agostiniano as 95 teses. De joelhos, à esquerda, Martinho Lutero com uma Bíblia, enquanto à direita está seu amigo Felipe Melanchton — um dos maiores divulgadores da Reforma — tendo em mãos a Confissão de Augsburgo, o primeiro documento oficial dos princípios do protestantismo.”

A substituição, ao pé da Cruz, de Nossa Senhora e de São João pelos heresiarcas Lutero e Melanchton é uma afrontosa blasfêmia que nenhum cardeal ou bispo católico até agora criticou abertamente. O significado desta representação é explicado pela declaração conjunta da Federação Luterana Mundial e do Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, publicada no mesmo dia do lançamento do selo. A nota se refere ao balanço positivo do diálogo entre católicos e luteranos, confirma a “nova compreensão dos eventos do século XVI que provocaram a [sua] separação” e afirma como ambas as partes “d[ão] graças pelos dons espirituais e teológicos recebidos através da Reforma”.

Como se não bastasse, naqueles mesmos dias La Civiltà Cattolica, a voz “oficiosa” do Papa Francisco, celebrou Lutero com um artigo do padre Giancarlo Pani (Martinho Lutero, quinhentos anos depois, in La Civiltà Cattolica de 21 de outubro a 4 de novembro de 2017, pp. 119-130).

O Pe. Pani é o mesmo que em 2014 afirmou que os Padres do Concílio de Trento teriam admitido a possibilidade do divórcio e do novo casamento em caso de adultério, de acordo com o costume em voga na igreja cismática grega. Agora ele sustenta que Martinho Lutero não foi de nenhum modo um herege, mas um verdadeiro “reformador”. De fato, “as teses de Wittenberg não são nem um desafio nem uma rebelião contra a autoridade, mas a proposta de renovação da proclamação evangélica, no desejo sincero de uma ‘reforma’ da Igreja” (p. 128). Apesar da reivindicação “tanto da Igreja de Roma quanto de Lutero, de encarnar em tudo a verdade e de serem os seus dispensadores”, “não se pode negar o papel que Lutero teve como testemunha da fé. Ele é ‘o reformador’: soube iniciar um processo de ‘reforma’ do qual — sejam quais tenham sido então os resultados — a Igreja Católica também se beneficiou” (p. 129).

De ser assim, Lutero teria sido injustamente perseguido e difamado pela Igreja durante 500 anos, e a hora de reabilitá-lo teria chegado. Para isso, não bastaria limitar-se a apresentar o seu rosto profético, mas seria necessário que a Igreja acolhesse e pusesse em prática suas iniciativas reformadoras. E a Exortação pós-sinodal Amoris laetitia representaria uma etapa decisiva nesse caminho. Não se equivocaram, pois, os autores da Correctio filialis ao Papa Francisco, quando enfatizaram “a afinidade entre as ideias de Lutero sobre a lei, a justificação e o casamento, e aquelas ensinadas ou favorecidas pelo Papa Francisco em Amoris laetitia e outros lugares”.

Santo Inácio de LoyolaVale a esta altura lembrar que o Papa Bergoglio pertence, como o Pe. Pani, à Companhia de Jesus, e que o fundador desta, Santo Inácio de Loyola [imagem ao lado], foi o campeão da fé suscitado pela Divina Providência no século XVI contra o luteranismo. Na Alemanha, apóstolos como São Pedro Canísio e o Beato Pedro Fabro disputaram palmo a palmo o terreno com os hereges, e no plano da controvérsia antiprotestante ninguém superou São Roberto Belarmino.

La Civiltà Cattolica foi fundada em 1850 com o encorajamento de Pio IX e desempenhou durante muito tempo o papel de bastião doutrinário contra os erros da época. Em sua primeira edição, em 6 de abril de 1850, ela dedicou um amplo ensaio (anônimo, mas de autoria do Pe. Matteo Liberatore) intitulado Racionalismo político da Revolução italiana, o qual encontrava no protestantismo a causa de todos os erros modernos. Essas teses foram desenvolvidas, entre outros, por dois conhecidos teólogos jesuítas, os padres Giovanni Perrone (O protestantismo e regra de fé, “La Civiltà Cattolica”, Roma, 1853, 2 vol.) e Hartmann Grisar (Lutero, Herder, Freiburg im Breisgau 1911/1912, 3 vols.).

Mas assume particular significado a comemoração da revolta luterana feita pela revista da Companhia de Jesus em outubro de 1917, no IV centenário da afixação das teses de Wittenberg (Lutero e o luteranismo, in La Civiltà Cattolica, IV (1917), pp. 207 -233; 421-430). O teólogo da Civiltà Cattolica explicava que: “A essência do espírito luterano, ou seja, do luteranismo, é a rebelião em toda a sua extensão e em toda a força da palavra. A rebelião que Lutero personificou foi variada e profunda, complexa e vastíssima; na aparência, ela de fato surgiu e foi violenta, odiosa, trivial, obscena e diabólica; mas, na realidade, foi planejada e dirigida de acordo com as circunstâncias, e visava objetivos conjunturais e de grande interesse, procurados e desejados com ânimo mesurado e tenacíssimo” (pp. 208-209).

Lutero — continua La Civiltà Cattolica“começou aquela indigna paródia com a qual o monge rebelde atribuía a Deus as ideias, as maldições, as infâmias de sua mente pervertida: ele ultrajou de modo inaudito o Papa em nome de Cristo; amaldiçoou a César em nome de Cristo; blasfemou contra a Igreja, contra os bispos, contra os monges com a mesma impetuosidade infernal, em nome de Cristo; jogou sua batina na árvore de Judá em nome de Cristo, e em nome de Cristo juntou-se com uma freira sacrílega” (p.209). “Com o pretexto muito cômodo de seguir a Escritura como a única fonte que contém a palavra de Deus, ele voltou sua guerra contra a teologia escolástica, a tradição, o direito canônico, a todas as instituições e preceitos da Igreja, aos Concílios: a todas essas coisas tão augustas e venerandas, ele, Martinho Lutero, monge pervertido e teólogo recauchutado, se substituiu com a sua autoridade! Os papas, os doutores, os Santos Padres não valiam mais nada: mais do que todos valia a palavra de Martinho Lutero!” (p. 212). A teoria da justificação luterana, finalmente, “nasceu da fantasia de Lutero, não a partir do Evangelho ou de outra palavra de Deus revelada aos autores do Novo Testamento: para nós qualquer novidade de Lutero encontra sua origem e estímulo na concupiscência, e seu desenvolvimento na falsificação da Escritura ou na mentira formal” (p.221).

O Pe. Pani não poderá negar que o julgamento que ele faz de Lutero discrepa em 360 graus daquele que seus confrades fizeram na mesma revista há um século. Em 1917, ele era reprovado como apóstata, rebelde, blasfemo; hoje é exaltado como reformador, profeta, santo. Nenhuma dialética hegeliana pode harmonizar o julgamento de ontem com o de hoje. Ou Lutero foi um herege que negou alguns dogmas básicos do Cristianismo, ou foi “testemunha da fé” que iniciou a Reforma da Igreja concluída pelo Concílio Vaticano II e pelo Papa Francisco. Em uma palavra, todo católico é chamado a escolher entre estar do lado do Papa Francisco e dos jesuítas de hoje, ou dos jesuítas de ontem e dos papas de todos os tempos.

É hora de escolher e a meditação de Santo Inácio sobre as duas bandeiras (Exercícios espirituais, nº 137) realmente nos ajuda nestes tempos difíceis.

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(*) Fonte: “Corrispondenza romana”, 9-11-2017. Matéria traduzida do original italiano por Hélio Dias Viana.

5 comentários para O “giro luterano” do Papa Francisco

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  2. Tania Maria Firmo da Silva Responder

    12 de novembro de 2017 à 14:10

    Gostaria de receber mais informações.

  3. MARIO HECKSHER Responder

    12 de novembro de 2017 à 17:11

    O Papa Francisco está prestes a provocar uma divisão na Igreja Católica. Mas perderá esta guerra, que será vencida pela Santa Virgem. Ela não abandonará os verdadeiros soldados de Cristo.

  4. Ely Responder

    13 de novembro de 2017 à 1:05

    O Papa Francisco se enquadra e amolda com os luteranos e trai Jesus assim como Judas. A Igreja Católica é a única que foi fundada por Jesus. Porque ele não diz isso cara a cara com esses hereges.Fugir da verdade do Evangelho é um ato que afronta a Fundação da Igreja e a Missa: FUNDAÇÃO DA IGREJA
    Vai ai uma dica da Bíblia: A pedra fundamental é Jesus 1 Corintos 10(4); Efésios 2(20); 1 Pedro 2 (1-8) e 1 Corintos 3 (11). Mas o Senhor pode, livremente confiar esse fundamento a alguém ou ampliá-lo quando disse a Simão; ” Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja “(Mateus 16(18-19) delegado a todos os Apóstolos e profetas Efésios 12 (20) e ordenou a Pedro Apascenta as minhas ovelhas- Joaõ 21(15) e também disse: Confirme seus irmãos na fé- Lucas 22(32).Pedro tinha a primazia: preside e dirige a escolha de Matias para o lugar de Judas ( Atos dos Apóstolos 1 (1-25); Anuncia o Evangelho no dia de Pentecostes- Atos 2 (14); Testemunha no sinédrio, a mensagem de Cristo – Atos 10 (1) ; Acolhe na Igreja o primeiro pagão Atos 10(1)- ; Designado por Jesus como Pastor Chefe logo após Ele – João 21 (1-17); Pedro é reconhecido pelos Anjos como o líder e representante dos Apóstolos- Marcos 16(7); Pedro lança a primeira excomunhão ( anátema sobre Ananias e Safira) enfaticamente confirmada por Deus – Atos dos Apóstolos 5 (12-11); Até a sombra de Pedro fazia milagres- Atos 5 (15); Cornélio é orientado por um Anjo a procurar Pedro para ser instruído; Pedro instrui os outros Apóstolos sobre a Catolicidade ( universalidade) da Igreja – Atos dos Apóstolos 11 (5-17); Pedro preside e abre o primeiro Concílio da Cristandade e estabelece princípios que serão posteriormente aceitos – Atos 15 ( 7-11) e Pedro é o primeiro a reconhecer e refutar a heresia de Simão Mago- Atos 8 ( 14-24); Pedro foi o primeiro carismático tendo julgado com autoridade e reconhecendo o dom de línguas como genuíno- Atos 2 ( 14-21); Pedro age fortemente indicado como o bispo/pastor Chefe da Igreja – 1 Pedro 5 (1), exortando todos os outros bispos ou anciões. Isso é um pouco da fundação da Igreja Católica Apostólica Romana

    A MISSA SEGUNDO A PALAVRA DE DEUS
    A leitura dos textos verão que a Palavra vem de Jesus. Quiçá voltassem para casa e ver que a MISSA É UMA VERDADE QUE está em APOCALIPSE DE JOÃO, NÃO PODE SER RISCADA DA BÍBLIA, SENÃO VEJAMOS: Missa Dominical- 1 (10); Sumo Sacerdote – 1 (13); Altar 8(3-4); 11(1) e 14(18); Sacerdotes( presbyteroi) 4 (4); 11(15); 14(3) e 19(4). Paramentos 1(13); 4(4); 6(11); 7 (9); 15(6); 19(13-14). Candelabros 1(12) e 2(5). Penitência caps 2 e 3. Incenso (perfume) 5(8); 8(-35). O Livro 5(1). A Hóstia Eucarística 2 (17). Taças (Cálice) 15(7); 16 e 21(9). O Sinal da Cruz ( o tav) 7(3); 14(1) e 22(4). O Glória 15(3-4). O Aleluia 19,1.3.4. e 6. Corações ao Alto 11(12). O “Santo, Santo, Santo 4(8). O Amém 19(4) e 22(20). O “Cordeiro de Deus” 5(6) e em todo o livro. A proeminência da Virgem Maria 12(1-6) e 13(17). Intercessão dos Anjos e Santos 5 (8); 6(9-10) e 8 (3-4). Devoção a São Miguel Arcanjo 12(7). Antífona 4(8-11); 5(9-14); 7(1-12) e 18(2-11). O Sacerdócio dos fiéis 1(6); 20(6). Catolicidade ou universalidade 7(9). Contemplação Silenciosa 8 (1). O Banquete das Núpcias do Cordeiro 19 9.17. Sejamos todos humildes e façamos a leitura da Bíblia segundo as Palavras postas e meditar no coração eis que seremos libertados
    Fora disso não há conversa com àqueles que deixaram a fé católica e fundaram uma falsa “igreja”. Rezemos pelos Papa, Cardeais, Bispos, Arcebispos que tem idéias comunistas e separatistas.

  5. Ely Responder

    13 de novembro de 2017 à 1:09

    Se quiser também em razão dessa Amoris, pode extrair de Marcos 10 (1-10), que que diz que o casamento é indissolúvel, e quem se divorcia da primeira comete adultério.

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