Widgetized Section

Go to Admin » Appearance » Widgets » and move Gabfire Widget: Social into that MastheadOverlay zone

“Rainha em toda a força do termo”

Bom Sucesso2 de fevereiro — para este dia consagrado a Nossa Senhora do Bom Sucesso, Abadessa do Real Mosteiro das Concepcionistas Franciscanas de Quito , Equador(*), segue um comentário de Plinio Corrêa de Oliveira, em 7-12-1991.

 

Plinio Corrêa de Oliveira

 

“Esta imagem de Nossa Senhora do Bom Sucesso representa uma rainha em toda a força do termo. Não conheço soberana que tenha essa majestade. Eu tenho visto muitas gravuras de rainhas, mas nenhuma com tal majestade. De Maria Antonieta, por exemplo, que foi uma rainha extraordinária. Entretanto, perto dessa imagem de Nossa Senhora…, não é nada!

Nota-se na imagem uma forma de majestade com amenidade: pessoa com quem não se brinca, porque Nossa Senhora é depositária muito ciosa das graças e das prerrogativas que Deus lhe deu, mas ao mesmo tempo, tão amena! Até parece que Ela está conversando, mas uma conversa de Grande Dame, de Senhora de grande classe, de Rainha.

Veja-se o porte d’Ela! É uma coisa extraordinária!”

____________

Bom Sucesso(*) No século XVI, Nossa Senhora apareceu diversas vezes a Madre Mariana de Jesus Torres [pintura ao lado], uma das fundadoras do Mosteiro Real da Imaculada Conceição de Quito (Equador). Numa dessas aparições, Maria Santíssima ordenou-lhe mandar esculpir uma imagem sob a invocação do Bom Sucesso, que foi concluída miraculosamente pelos anjos, conforme Madre Mariana pôde contemplar numa das visões com que foi favorecida.

 

1 comentário para “Rainha em toda a força do termo”

  1. Costa Marques Responder

    2 de Fevereiro de 2018 à 11:13

    Apesar de ser curto o comentário do Prof Plinio ele contém vários conceitos muito densos. Mesmo porque hoje em dia o conceito de Rainha ou Rei está muito empobrecido. Em outros escritos que já li do Prof Plinio ele explica que Rainha quer dizer que Nossa Senhora reúne em si as qualidades dos diversos povos e ao mesmo tempo as sublima. Isso de tal forma que cada pessoa vê na sua Rainha (Nossa Senhora) a sublimação das qualidades e virtudes. Muito diferente de ser um Presidente: este preside mas não resume as qualidades nem é o arquétipo delas. Enfim, conceitos muito importantes de que o mundo moderno (vazio) tem muita necessidade. Recomendo aos leitores da ABIM o link abaixo. CostaMarques
    http://www.pliniocorreadeoliveira.info/DIS_SD_850202_Nossa_Senhora_do_Bom_Sucesso.htm#.WnRSeKinEuU

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *