Para onde caminham os Estados Unidos? Para o caos ou para uma contra-ordem?

  • John Horvat

Para que a sociedade funcione normalmente, deve existir uma ordem, que pode ser definida como um estado em que as coisas são organizadas e funcionam de acordo com sua natureza e propósito.

“A ordem é a primeira necessidade da alma”, escreve Russell Kirk. “Liberdade, justiça, lei e virtude são todas muito importantes, mas a ordem é a primeira e mais básica necessidade”.

No caso de uma ordem cristã, isso implicaria em que as coisas funcionassem de acordo com a lei natural e o império da lei. Seu fim seria o bem comum, o florescimento humano e a maior glória de Deus.

Tal ordem é incompatível com práticas como aborto provocado, vício não natural, e a destruição do império da lei. Por esse motivo, um retorno à ordem cristã sempre foi vinculado a questões morais que garantem o funcionamento geral da sociedade, mesmo em nações não cristãs.

Contra-ordem secular

A sociedade liberal estabeleceu uma contra-ordem secular. Não é propriamente uma ordem, mas apenas uma aparência de ordem. Ela contém defeitos, deficiências, leis e princípios que trabalham contra o fim e a natureza da sociedade. Ademais, leva a formas cada vez mais radicais de comportamento liberal que acabam destruindo a ordem autêntica.

A forma radical dessa contra-ordem liberal agora se manifesta no wokismo, teoria de gênero, movimentos de extinção humana, eco-alarmismo e outras aberrações que conspiram contra o que resta da ordem cristã.

Os Estados Unidos estão num ponto em que a velha contra-ordem liberal está se desintegrando. A esquerda está se desintegrando enquanto seus elementos incendiários e de vanguarda exigem ideologias e programas impopulares.

Reação, retaliação e explosão

À direita, há uma reação e retaliação massivas contra a tirania dessas ideologias opressivas e a decadência geral da sociedade moderna.

As pessoas estão exigindo um retorno ao bom senso e uma eliminação da loucura que passou a governar a sociedade.

O resultado inesperado desse choque não foi um retorno à ordem, mas uma explosão.

Dois fatores

Essa explosão é causada por dois fatores.

O primeiro deles são as demandas radicais da esquerda, a qual não recuará. A famosa metáfora da pasta de dentes que não pode ser colocada de volta no tubo se encaixa em uma esquerda desorientada que está dobrando seus erros.

O outro fator é a natureza parcial de uma restauração da ordem. Consiste em medidas espetaculares e muito necessárias contra os elementos mais radicais da contra-ordem liberal. No entanto, essa reação tende a marginalizar as questões morais, culturais e familiares que garantem o funcionamento adequado da sociedade. Ela tende a deixar no lugar elementos da velha ordem liberal (como aborto provocado e “casamento” entre pessoas do mesmo sexo) que corroem a sociedade.

Cruzada sem Deus

Apesar das armadilhas externas de símbolos e retórica cristãos, a reação transforma o elemento religioso em um mero “marcador de identidade cultural” sem substância. Ela apresenta o paradoxo do que o autor Tobias Kremer chama de “cruzada sem Deus”.

Pensadores conservadores nacionais como Oren Cass recomendam que os Estados Unidos adotem uma versão secularizada da virtude para sua agenda política que possa atrair mais amplamente aqueles com pouca ou nenhuma fé.

“Ao ancorar nossa conta de virtude em uma fundação explicitamente religiosa, os conservadores enfraquecem nossa própria causa, silenciam nossa própria voz. Ficamos não apenas ineficazes em combater a esquerda, mas abandonados em reformar a direita…” escreve Cass no First Things, órgão muito voltado para a religião.

Assim, essa cruzada sem Cristo não depende mais da força poderosa e dinâmica da religião, que é necessária na luta pela restauração da sociedade.

Caos, não ordem

O resultado desse choque apressado da esquerda obstinada e a reação parcial da direita não é ordem, mas caos.

O caos é uma destruição explosiva da ordem e até mesmo da aparência de ordem. Nesse caso, representa a contradição de usar a desordem como um meio para a ordem.

Tal situação pode levar à anarquia. Uma autêntica restauração da ordem só pode acontecer quando há uma conversão moral autêntica. É para lá que a reação deve ser direcionada. Qualquer outro propósito só levará a alguma contra-ordem ou, pior ainda, ao caos e à anarquia.

____________

* John Horvat é vice-presidente da TFP norte-americana, colaborador da revista Catolicismo e autor do best-seller Return to Order (Retorno à Ordem), no qual mostra como se pode escapar das garras da sociedade baseada apenas no materialismo produtivista e na intemperança frenética, oposta aos altos ideais medievais.