SANTÍSSIMA TRINDADE

Adoração da Santíssima Trindade, por Albrecht Dürer, no Kunsthistorisches Museum. O Pai segura a cruz do Filho e o Espírito Santo em forma de pomba sobre a cabeça do Pai. Os três são adorados pelos anjos e santos.

Um Deus em três pessoas — “Glória ao Pai, e ao Filho, e ao Espírito Santo”

Sendo hoje a celebração do “Domingo da Santíssima Trindade”, transcrevemos um capítulo do “Catecismo Maior de São Pio X”. E, no final, trecho de uma conferência de Plinio Corrêa de Oliveira, em 28 de julho de 1974, na qual faz uma análise de uma célebre pintura relacionada a essa celebração.

Iluminura medieval com a representação clássica da Santíssima Trindade

A Festa da Santíssima Trindade

Quando a Igreja celebra a festa da Santíssima Trindade?

— A Igreja honra a Santíssima Trindade todos os dias do ano e principalmente nos domingos; mas faz-lhe uma festa particular no primeiro domingo depois de Pentecostes.

Por que no primeiro domingo depois de Pentecostes a Igreja celebra esta festa particular da Santíssima Trindade?

— A Igreja celebra no primeiro domingo depois de Pentecostes esta festa particular da Santíssima Trindade para dar-nos a entender que os fins dos mistérios de Jesus Cristo e da vinda do Espírito Santo foram levar-nos ao conhecimento da Santíssima Trindade e à sua adoração em espírito e verdade.

Que quer dizer a Santíssima Trindade?

— Santíssima Trindade quer dizer: Padre, Filho e Espírito Santo.

Sendo Deus espírito puríssimo, por que se representa a Santíssima Trindade em forma visível?

— Deus é espírito puríssimo; mas as três Pessoas divinas se representam sob certas imagens para dar-nos a conhecer algumas propriedades ou ações que se lhes atribuem a maneira com que algumas vezes têm aparecido.

Por que Deus Padre é representado em forma de ancião?

— Deus Padre é representado em forma de ancião para significar a eternidade divina e porque Ele é a primeira Pessoa da Santíssima Trindade e o princípio das outras duas Pessoas.

Por que o Filho de Deus é representado em forma de homem?

— O Filho de Deus é representado em forma de homem por que é também verdadeiro homem, por haver tomado a natureza humana para nossa salvação.

Por que o Espírito Santo se representa em forma de pomba?

— O Espírito Santo se representa em forma de pomba porque nesta forma baixou sobre Jesus Cristo, quando foi batizado por São João.

Que devemos fazer na festa da Santíssima Trindade?

— Na festa da Santíssima Trindade devemos fazer cinco coisas:

1º Adorar o mistério de Deus uno e trino;

2º Dar graças à Santíssima Trindade por todos os benefícios temporais e espirituais que d’Ela recebemos;

3º Consagrarmos totalmente a Deus e rendermo-nos totalmente à sua divina Providência;

4º Pensar que pelo Batismo entramos na Igreja e fomos feitos membros de Jesus Cristo pela invocação e virtude do nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo;

5º Determinarmo-nos a fazer sempre com devoção o sinal da Cruz, que expressa esse mistério, e a rezar com viva fé e intenção de glorificar a Santíssima Trindade aquelas palavras que sempre repete a Igreja: Glória ao Padre, ao Filho e ao Espírito Santo (“Catecismo Maior de São Pio X”, Capítulo XII, questão 105).

UM SÓ DEUS EM TRÊS PESSOAS DISTINTAS

Plinio Corrêa de Oliveira

O quadro A Santíssima Trindade, pintado por Jean Fouquet (1420–1481), aparece com o céu azul repleto de anjos dourados. Céu tão diferente daqueles que vemos em algumas figuras, com nuvens molengas parecendo feitas de isopor, onde as pessoas se sentam para passar o tempo. Já o céu imaginado por Fouquet é como se fosse uma verdadeira catedral.

Vemos anjos e santos sentados em tronos dos dois lados. No centro uma espécie de plateia de bem-aventurados. Todos áureos pela glória de Deus.

No mais alto, os três tronos perfeitamente iguais para as pessoas da Santíssima Trindade — um só Deus em Três Pessoas distintas, que possuem a mesma natureza divina, o Pai, o Filho e o Espírito Santo —, que reinam numa glória perfeitamente igual, desde sempre e para sempre.

Ao lado, um trono menor e em outro alinhamento, entretanto tão próximo apesar de distante. Nele vemos sentada uma figura nívea, superior a todo o dourado e a todo o azul do céu: Nossa Senhora. As três pessoas da Santíssima Trindade voltam-se para Ela em sinal de louvor, porque é a obra-prima de toda a criação.

Nossa Senhora reza recolhida, remetendo a Deus em forma de adoração, o amor que Ele lhe concede tão generosamente. É a imagem do Céu, repleto de ordem, de sublimidade, de hierarquia, de sacralidade.