Comemoração de todos os fiéis defuntos

  • Paulo Roberto Campos

Em 2 de novembro a Igreja Católica celebra a festividade litúrgica de Finados. Dia que devemos rezar especialmente pelas almas que estão no Purgatório, sobretudo pelos nossos parentes e conhecidos que faleceram. Ocasião também de visitarmos suas sepulturas nos cemitérios.*

A respeito desta importante data, o Martyrologium Romanum — uma das variedades históricas de Martirológios com o catálogo dos santos e beatos honrados pela Igreja Católica Apostólica Romana. Não apenas dos mártires, como leva a crer o nome, mas de todos os santos conhecidos — registra:

“Hoje [2 de novembro], comemoração de todos os fiéis defuntos. Nossa comum e piedosa mãe, a Igreja, depois de celebrar condignamente a memória daqueles seus filhos que já entraram na glória, procura auxiliar pela sua poderosa intercessão junto a Jesus Cristo, seu Esposo e Senhor, todos aqueles que gemem ainda nas penas do Purgatório, para que se lhes abreviem os dias de exílio e para que se reúnam à sociedade dos santos”. 

Hedwig Cemetery. Pintura representando o Dia de Finados, do artista alemão Franz Skarbina (1849-1910).

Neste dia também devemos meditar e nos preparar para o nosso último dia nesta Terra. Com essa finalidade, seguem alguns pensamentos oportunos:

“A morte assusta os pecadores, que sabem que, da primeira morte, do estado de pecado, passarão à segunda, que é a morte eterna. Ela é, no entanto, um consolo para as almas boas que, confiadas nos merecimentos de Nosso Senhor Jesus Cristo, têm indícios suficientes para estarem moralmente certas de se acharem na graça de Deus”.

(Santo Afonso de Ligório)

.

“No entardecer desta vida, seremos julgados segundo o amor”.

(São João da Cruz)

.

“Vigiai porque não sabeis nem o dia nem a hora”.

(São Mateus, 25, 13).

.

“A mais augusta tabeliã que há sobre a Terra é a morte. O que se passa em presença dela raramente é fraude, porque ela avança e desmascara tudo! É o juízo que está atrás dela, ela não faz senão servir de arauto ao juízo. E ao ouvir os passos do grande Juiz que chega, é preciso ser quase satânico para não ter medo e não pedir perdão!”

(Plinio Corrêa de Oliveira)

.

“O homem é um cadáver adiado”.

(Fernando Pessoa)

Cemintério da Santa Cruz, em Gniezno (Polônia), no Dia de Finados

__________

Notas:

* “Aos que visitarem algum cemitério e rezarem, ainda que só mentalmente, pelos defuntos, concede-se uma Indulgência Plenária, só aplicável aos defuntos; diariamente, do dia 1 ao dia 8 de novembro, nas condições costumeiras. Isto é: confissão sacramental, comunhão eucarística e oração nas intenções do Sumo Pontífice; nos restantes dias do ano, Indulgência Parcial (Enchir. Indulgentiarum, nº 13)”.

O Martirológio Romano “É um livro litúrgico que constitui a base dos calendários litúrgicos que determinam a data das festas religiosas anuais. O documento está ordenado segundo os dias do calendário, nele se anotando o local e a data de morte, o título canônico (apóstolo, mártir, confessor, virgem, ou outro), o tipo de memória litúrgica e algumas notas sobre a sua espiritualidade e fatos relevantes da vida e obra”.