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O Sínodo da Pan-Amazônia

Sínodo das grandes rupturas colide frontalmente com a doutrina católica sobre a evangelização da América

  • Carlos Sodré Lanna

Entre os dias 6 e 27 de outubro realizar-se-á em Roma a Assembleia Especial do Sínodo dos Bispos para região Pan-Amazônia, englobando o Brasil e oito países vizinhos.

Apesar de ser uma assembleia voltada para a Amazônia, esse Sínodo tomou uma dimensão universal, sendo apresentado pelos seus organizadores como um modelo para outras regiões e até para o mundo inteiro. Seu documento preparatório “Amazônia: novos caminhos para a Igreja para uma ecologia Integral” é eloquente nesse sentido e afirma seu caráter universal: “As reflexões do Sínodo Especial superam o âmbito estritamente eclesial amazônico, por serem relevantes para a Igreja universal e para o futuro de todo o planeta”.

Os organizadores da reunião episcopal pretendem utilizá-la como plataforma para lançar uma Igreja-nova — uma mistura de cristianismo com paganismo indígena — dedicada ao culto panteísta da mãe-terra, à preservação da mata virgem e à promoção do tribalismo comunitário, alternativa à nossa sociedade industrializada, consumista e predatória do meio ambiente.

Os temas de tal Sínodo são vastos, e suas rupturas com a doutrina católica em pontos inegociáveis são numerosas, mas,m neste artigo, apenas tratarei das rupturas missionárias e da verdadeira doutrina católica sobre a evangelização da América.

Ruptura com a visão tradicional das missões

         As novas missões põem de lado qualquer idéia de evangelização, limitando-se a dar apoio material aos indígenas e promover um “diálogo intercultural” com eles. Isso equivale a enclausurar as populações indígenas em seus próprios costumes, uma atitude muito valorizada pelos antropólogos pós-modernos. Acima de tudo, equivale a privar os nativos da fé católica, dos meios sobrenaturais de salvação, contrariando o que foi ordenado por Nosso Senhor Jesus Cristo: “Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a todas as criaturas” (Mc 16, 15-16).

Um exemplo disso vem do missionário italiano Pe. Corrado Dalmolego [foto ao lado], responsável pela missão Catrimâni do Instituto de Missões Consolata em terras indígenas yanomamis. Em entrevista ao portal espanhol Religión Digital, ele se gabou de dirigir “uma missão de presença de diálogo”, na qual “há 60 anos ninguém foi batizado”...

O Documento Preparatório do Sínodo elogia a espiritualidade e as crenças dos povos amazônicos como fonte do “bem viver” e de respeito pela natureza, e seus líderes religiosos como “os anciãos sábios, chamados segundo culturas as diferentes culturas pajé, curandeiro, mestre, ou xamã, porque eles promovem a harmonia das pessoas entre si e com o cosmos”.

A doutrina católica sobre a evangelização da América

Em face das novidades que esses neomissionários do Sínodo da Amazônia querem nos inculcar, cumpre conhecer a verdadeira doutrina católica a respeito.

Os Romanos Pontífices, de Alexandre I até João Paulo II, pronunciaram-se numa continuidade impressionante sobre o tema, à margem das controvérsias históricas, de modo a não deixar dúvidas.

A Livraria Editora Vaticana publicou, sob oscuidados do Pe. Josef Meztzler, diretor da Escola Vaticana de Paleontologia, uma coletânea de 837 documentos papais, intitulada Americae Pontificiae – Primi Saeculi Evangelizationis, englobando somente o período 1493-1591. Ela reúne as Bulas de Alexandre VI até Gregório XVI sobre a evangelização das Américas e estão conservadas nos Arquivos Vaticanos.

Em sua célebre Bula Inter Caetera, de 3 de maio de 1493, Alexandre VI afirmava que “a Fé católica e a Religião Cristã sejam exaltadas sobretudo em nossos tempos e por onde quer se ampliem e delatem, e se preocupem com a salvação das almas, e as nações bárbaras sejam submetidas e reduzidas à Fé Cristã”.

Em 29 de maio de 1537, o Papa Paulo III, com sua Pastorale officium, condenava o comércio de escravos e afirmava que os indígenas deveriam ser considerados homens, e não animais.

Pouco depois, o mesmo Papa Paulo III, no documento Exponi nobis superfecisti, concedia aos sacerdotes que trabalhavam nas Américas a faculdade de denunciar às autoridades os colonos que escravizavam os silvícolas do novo Continente.

São Pio V, em carta de 10 de agosto de 1568, elogiava o zelo pela conversão dos índios manifestado pelo Rei da Espanha, Felipe II. O Papa acompanhava com vigilante atenção a idoneidade das nomeações de vice-reis e autoridades menores responsáveis pela evangelização e proteção dos aborígenes americanos contra possíveis excessos cometidos pelos colonizadores.

Confirmando a doutrina corrente na época, os Pontífices ratificaram os direitos das nações ibéricas de colonizar a América e evangelizar seus habitantes. Para isso, delegavam responsabilidades e faculdades aos reis de Portugal e Espanha, cuja reconhecida vocação apostólica exaltavam.

Quem percorrer os documentos papais do primeiro século de colonização constatará o elogio feito à magna obra civilizadora. E também o minucioso cuidado da Igreja na correção dos abusos cometidos, pelo respeito aos direitos naturais dos índios e seu modo de vida no que este tivesse de legítimo ou resgatável.

O Papa Gregório XIII publicou nada menos que 155 documentos e Sisto XV, 102, quase todos destinados a fixar normas para favorecer a conversão dos índios.

Pintura de José Garnelo Alda (1866-1945), feita em 1892 para comemorar o IV Centenário do Descobrimento da América. Exposta no Museu Naval de Madrid. Colombo chega à América e com ele a Cruz de Cristo

Pintura de José Garnelo Alda (1866-1945), feita em 1892 para comemorar o IV Centenário do Descobrimento da América. Exposta no Museu Naval de Madrid. Colombo chega à América e com ele a Cruz de Cristo

O IV Centenário do Descobrimento da América mereceu ser consignado pelo Papa Leão XIII na Encíclica Quarto abunte saeculo, de 16 de julho de 1892.

Pio XII, em mensagem de 8 de janeiro de 1948, chamou o processo de evangelização da América de“epopeia missionária”.

Por fim, João Paulo II, ao encerrar em 14 de março de 1992 no Vaticano o Simpósio Internacional sobre a História da Evangelização da América, reafirmou os ensinamentos de seus predecessores e recapitulou “os fundamentos de uma colonização cristã” desenvolvidos por Frei Francisco Vitória (1480-1546), dominicano espanhol da famosa Escola de Salamanca.

O Papa lembra que o mestre dominicano explanou os diretos naturais dos índios como “seres racionais e livres criados à imagem e semelhança de Deus, com um destino pessoal e transcendente pelo qual podiam salvar-se ou condenar-se”.

Destaca ainda que, “conforme a doutrina exposta por Vitória, em virtude do direito de sociedade e de comunicação natural, os homens melhor adotados tinham o dever de ajudar os mais atrasados e subdesenvolvidos”. Assim justificava Vitória a intervenção da Espanha na América.

Nada mais contrário, pois, à posição dos neomissionários do Sínodo da Amazônia, dos que o firme e ininterrupto ensinamento dos Papas a respeito da evangelização na América.

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Bibliografia:

  • Plinio Corrêa de Oliveira – Tribalismo indígena,ideal comuno-missionário para o Brasilno século XXI, Editora Vera Cruz, São Paulo, 1979
  • Alberto Caturelli, El Nuevo Mundo – Descubrimiento, Conquista y Evangelización de América – Centro Cultural Edamex, Cidade do México,1991
  • Revista Catolicismo, “Há 500 anos as nausde Colombo aportaram na América”, setembro/1992
  • Revista Catolicismo, “O Sínodo das grandes rupturas” – José Antonio Ureta, agosto/2019.

2 comentários para O Sínodo da Pan-Amazônia

  1. MARIO HECKSHER Responder

    15 de agosto de 2019 à 22:24

    A Igreja está sob ataque das forças do mal. Que Nossa Senhora nos proteja.

  2. NEREU AUGUSTO TADEU GANTER PEPLOW Responder

    23 de agosto de 2019 à 13:46

    O interessante de observar o comportamento das esquerdas (leia-se comunismo internacional) é analisar a sucesão de eventos relaciondos pelo prisma da hipocrisa e da contradição( que são seus maiores fundametos teóricos).
    Vamos pegar, por exmeplo, um de seus maiores apóstolos, o Excomungado, Boff:
    “O homem é o o parasita e o satã da terra”…e “temos muito que aprender com o paganismo”… ou nonsensses como esses. Vamos começar pelo homem : a que homem ele se refere? Seríamos nós os cara-pálidas? Em que categoria de homem ele se enquadra? E parasitas : pois eu digo que pasasitas não constroem nem universidades, nem catedrais góticas. E satã:satã ao que me consta, causou a expulsão de Adão e Eva do Paraiso e a inserção do pecado original em nossa natureza. Muito bem. Partamos para o paganismo: o que ele nos ensina? Com certeza é a substituir Deus Pai, Criador do céu e da terra, por totens, árvores e fenômenos da natureza: trovão, raio, animais mitolólógios, etc, sem mencionar o Big-Bang. Em outras palavras, negar a Deus. O “homo medius” ao que se saiba, não nega a Deus. Quem nega a Deus são o velho satã e o paganismo. Então, porque essa boffiana distinção entre satã – que segundo ele, somos nós, o homem mau – e o paganismo que, segundo ele também,tanto ensina? Ensina o que a quem? Só me ocorre que deve ensinar o caminho da construção do paraíso terrestre. Mas paraíso terrestre, feito de totens, animais mitológicos, fenômenos meteriológicos e pecado original ?
    Não vou entrar aqui no mérito do desinteresse que botocudos despertam nos
    agentes do comunismo internacional, nem muito menos escrever alguma tese intitulada “a importancia dos selvagens na vida cotidiana dos camaradas”.
    Porque daí eu teria que levantar conjecturas sócio-econômicas sobre, no caso
    a preciosa terra, futuro paraiso pagão,em que os parasitas e os satânicos cara-palidas tem que deixar em paz. A palavra final nesse anti-evangelho está para ser dada pelo lider desses apóstolos,um coconhecido guru argentino o homem branco mais promíscuo que já pisou neste solo em toda nossa história contemporânea.

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