DECLARAÇÃO DO CHEFE DA CASA IMPERIAL DO BRASIL POR OCASIÃO DO FALECIMENTO DE JOSÉ LUIZ FÁBIO

Juntamente com Dom Bertrand, José Luiz Fábio (à direita) participando de uma manifestação na Av. Paulista

Em meu próprio nome e no da Família Imperial, quero expressar nosso mais profundo pesar pelo falecimento do Sr. José Luiz Fábio, Ecônomo da Casa Imperial do Brasil, e lhe prestar a mais sincera homenagem de amizade, respeito e gratidão.

Católico modelar e pessoa boníssima, estou certo de que não faltarão, ao longo destes dias, histórias de como ele estava sempre disposto a ajudar a quem quer que fosse, não importando as circunstâncias.

Monarquista de primeira hora — trabalhou incansavelmente durante a campanha do Plebiscito de 1993 —, era dotado de qualidades únicas, as quais, por cinco décadas, direcionou ao serviço da Sociedade Brasileira de Defesa da Tradição, Família e Propriedade, hoje Instituto Plinio Corrêa de Oliveira, e mais proximamente à Causa Monárquica e à Família Imperial.

Para mim, sempre será motivo de especial gratidão sua dedicação inabalável ao meu saudoso irmão e antecessor dinástico, o Príncipe Dom Luiz de Orleans e Bragança, a quem ele acompanhou por muitos anos, e de modo especial em seus últimos momentos, durante sua hospitalização em 2022. De fato, era ele quem estava ao lado de Dom Luiz quando este expirou.

E desde então, ele passou a se dedicar a mim, acompanhando-me, com grande desvelo, tanto nas funções inerentes à Chefia da Casa Imperial como nas necessidades do dia a dia.

A todos, pois, rogo uma oração pelo descanso eterno da alma do Sr. José Luiz Fábio, monarquista e amigo lealíssimo. Requiem aeternam dona ei, Domine, et lux perpetua luceat ei.

São Paulo, 4 de abril de 2025

Dom Bertrand de Orleans e Bragança

Chefe da Casa Imperial do Brasil