
da Madalena, Sevilha, Espanha
- Plinio Corrêa de Oliveira
No dia 15 de agosto celebra-se a Assunção de Nossa Senhora ao Céu, a festa de todos os gáudios, de todas as alegrias. A festa do dia em que Ela ressurrecta, tendo abandonado a condição de mortal, sobe aos céus levada por revoadas inenarráveis de anjos. O Céu inteiro participou dessa alegria.
No esplendor do Céu, Nosso Senhor Jesus Cristo preparou tudo para o dia da Assunção de sua Mãe Santíssima. Depois da Ascensão d´Ele, a maior comemoração do Céu foi a Assunção de Nossa Senhora. Nesse dia todo o universo estava tomado por uma alegria especial.
Aquilo que foi uma morte, mas que a Igreja, mestra de todas as delicadezas, chama de “Dormitio Beatae Mariae Virginis” (Dormição da Virgem Maria). Em português a palavra “dormição” só se emprega para designar a morte de Nossa Senhora, tão leve como um sono. Assim foi a morte da Virgem das virgens.
Depois dessa “dormição”, os Apóstolos, ainda desolados, veem Nossa Senhora que ressurge. Tenho a impressão de que a Assunção d’Ela se deu em meio a um maravilhamento de todos — todas as glórias que havia n’Ela começavam a aparecer, como se manifestara em Nosso Senhor no alto do Monte Tabor (local da Galileia onde ocorreu a Transfiguração d´Ele).
Todas as bondades, toda a suavidade, toda a soberania, todo o domínio, todo o atrativo, a virginal intransigência, a virginal firmeza, n’Ela se afirmavam de um modo esplêndido, misteriosamente reluzindo, acentuando-se de maneira tal que os presentes — é a impressão que tenho — lançaram exclamações, depois começaram a cantar e, no final, fizeram um silêncio celestial de quem já não ousava dizer mais nada; apenas olhavam para Ela, que não parava de manifestar quintessências.
Eles olhando para o alto, imagino, tinham a impressão de que não era Ela que subia, mas o Céu que iria baixar até Ela.
_______________________________________________
Excertos da conferência proferida pelo Prof. Plinio Corrêa de Oliveira em 15 de agosto de 1980. Esta transcrição não passou pela revisão do autor.