Viagem enigmática: tentáculos russos na América Latina

Agencia Boa ImprensaSergei Lavrov, [foto] ministro russo das Relações Exteriores, realizou misteriosa visita de três dias aos presidentes e chanceleres do Chile, Peru, Nicarágua e Cuba. A viagem aconteceu num momento de máxima tensão militar da Rússia com a Ucrânia. No Chile, só os jornalistas russos puderam acompanhar as reuniões, existindo a suspeita de que a Rússia queira abrir bases militares no país. Suspeita que aumentou após Lavrov mencionar um “convênio de associação que entrou em vigor” e sobre o qual no Chile ninguém ouviu falar. Acompanhado por seu colega chileno, Lavrov atacou a Casa Branca e a Ucrânia. Ambos entoaram em dueto a música da “nova URSS”. 

2 comentários para "Viagem enigmática: tentáculos russos na América Latina"

  1. Maria Olivia Fumis   7 de julho de 2014 at 12:59

    Eu gostaria de acompanhar o desenrolar desse assunto.

    • Paulo Roberto Campos   7 de julho de 2014 at 19:32

      A recente notícia que segue parece indicar o desenrolar desse assunto:

      Putin visitará Brasil, Argentina e Cuba na próxima semana

      04/07/2014

      MOSCOU, 04 Jul 2014 (AFP) – O presidente russo Vladimir Putin visitará na próxima semana Cuba, Argentina e Brasil, informou o Kremlin nesta sexta-feira, em meio ao crescente isolamento internacional de Moscou devido a crise ucraniana.

      Putin iniciará seu giro de seis dias visitando em 11 de julho Cuba, onde se reunirá com o presidente Raúl Castro e Fidel.

      A visita de Putin à ilha acontece no momento em que a Rússia se vê envolvida na crise ucraniana, o mais grave confronto com o Ocidente desde a Guerra Fria.

      Havana já se manifestou a favor da Rússia neste conflito.

      De Cuba, o chefe do Kremlin viajará à Argentina, onde discutirá a cooperação comercial e energética com a presidenta Cristina Kirchner.

      E de Buenos Aires, Putin voará para o Brasil, onde participará de uma cúpula dos BRICS.

      Ainda no Brasil, participará na cerimônia de encerramento da Copa do Mundo, onde a presidente Dilma Rousseff lhe passará a responsabilidade pelo próximo torneio.

      A Rússia organizará a próxima Copa em 2018 e já se comprometeu em investir bilhões de dólares para construir estádios e infraestruturas.
      http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/afp/2014/07/04/putin-visitara-brasil-argentina-e-cuba-na-proxima-semana.htm